quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Meu primeiro aniversário gelado

E, com absoluta certeza, esse foi o primeiro aniversário da minha vida abaixo de 15ºC. Tenho quase certeza de que eu poderia afirmar até mais, que foi o primeiro abaixo de 20ºC, mas vou ficar com a primeira opção para não errar. Quando saí de casa ontem me deparei com essa paisagem e dei aquela conferida na previsão do tempo.





Não há dúvidas que será um dia que ficará marcado. Como quando, na sétima séria, a supervisora da escola chamou todo mundo para a sala, porque o professor Alcides iria dar aula. Era final de novembro, nos idos dos anos 1990, ninguém mais dava aula depois de quinze de novembro, passávamos quase o tempo todo na sala de vídeos (lembro de ter assistido Titanic e Pânico naquele ano). Fui o caminho todo reclamando, falando mal de todo mundo e, não sei porque, fui o último a entrar na sala e ver um bolo enorme pra mim.

Teve também uma festa já por volta de 2006 num salão de festas, festa que não foi programada. Mas não tenho muitas recordações desse dia. Ou a festa com temática de ET's que tive três anos atrás. Chope em casa, comidalança, calor, todo mundo de verde e, também, aquelas imagens de ET's que me dão calafrios até hoje. Aquela montagem que tem um alien atrás de mim no corredor do apartamento que eu morava em Joinville me faz arrepiar só de lembrar.




Na verdade, eu possivelmente estou sendo injusto e esquecendo de outros tantos aniversários que foram divertidos, mas hoje é o meu primeiro aniversário tcheco. Hoje ainda mais comedido, mais sério e mais compenetrado, afinal falta pouco para os trinta. E hoje, talvez eu esteja um pouco solitário mas, parafraseando Vinicius de Moraes: "A cerveja é a melhor amiga do homem, a cerveja é o cachorro engarrafado". 
Resolvi, lá pelas 18h ir dar uma volta no centro e tomar uma cerveja. Fui direto no Staroměstský klub, perto de Staroměstské náměstí: Pilsner Urquell barata e tudo mais. Quando estava lá, achei que seria melhor dar uma caminhada e resolvi ir embora. Foi quando o garçom me chamou pelo nome e eu fiquei um pouco assustado. Na verdade, só tinha ido lá uma vez antes, depois do show do Stiff Little Fingers e eu acho que ele notou minha cara de espanto, porque disse: "aqui não é um lugar que vem muitos turistas!" 
Assim, acabei indo parar no U vystřelenýho oka, e, depois, já no fim da noite, caminhei um pouco para sentir o frio da cidade. E acredite, a caminhada do Oka até a estação de metrô de Florenc foi gelada perto das 23h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário