domingo, 23 de novembro de 2014

Uma tarde em meio a aristocracia local

Ontem estive numa venda de antiguidades. Barbora, amiga que fiz já na minha primeira viagem a Praga está trabalhando nesse local e me convidou para conhecer. Como tinha que ir no banco, acabei indo cedo para o centro de Praga e caminhando um pouco antes de encontrá-la. Achei um outro brechó e só não sai com roupas de lá porque não tinha nada masculino, também encontrei essa escultura. Olhando de longe eu não conseguia identificar, mas chegando perto eu não conseguia evitar lembrar de O vingador do Futuro. Tudo bem que a escultura (seria realmente uma escultura?) da pequena praça perto da rua Chorvátová era bem mais bonita... mas lembra!



Depois, me encontrei com Barbora e fomos até a feira, próxima a Karlovo náměstí. Ela foi trabalhar e eu fui olhar o local, que era enorme!!!

Lá dentro eu pude me perder. Quem me conhece sabe que eu não me sinto a vontade em locais de comércio, normalmente me entedio rápido, mas não ali. Apesar do clima aristocrático, foi muito divertido olhar peças originais de duzentos, trezentos ou até mais anos de idade. De quadros a broches, cadeiras, espadas e revólveres, numismática e tantas outras coisas divertidas. Havia uma radiola que eu definitivamente daria minha alma por ela, se minha alma tivesse valor comercial.
Mas o clima aristocrático era inegável: era só olhar nas pessoas que estavam ali e me olhar para ver que eu não era do mesmo time. Todos aqueles casacos bonitos, tão chiques... Houve um momento em que eu estava na frente de um estande pensando na vida, programando o que eu faria com as 2000 CKZ que estavam no meu bolso, imaginando que eu tinha que viver duas semanas com esse dinheiro. Então o senhor do meu lado abriu a carteira para pagar um anel e eu vi materializada a diferença de classes: haviam muitas notas, e nenhuma menor do que 5000 CKZ. Ele usou muitas delas pra pagar o anel (sim, eu estava prestando atenção na vida dos outros!!).
Entre as coisas que eu mais quis comprar, uma estava no estande onde Barbora estava trabalhado, então eu pude fotografar. Não era das coisas mais caras do local, mas ainda sim eu teria que deixar uma semana de vida ali.

Depois que saí de lá fiz mais uma caminhada pela cidade, me perdendo nos meios de alguns becos que eu ainda não conhecia, vendo a noite cair no meio da tarde. A foto da ponte e do Castelo foi tirada por volta das 16:50h.




Como era sábado e eu tinha estudado bastante nessa semana, achei que eu merecia conhecer um local novo. No caminho do metrô resolvi parar em U Medvidku e experimentar essa cerveja que é feita por eles mesmo. Mas só experimentar, porque 50 CKZ em um caneco de cerveja é algo considerável. Além disso comidas com cara muito boa passavam por mim a todo momento e estava morrendo de fome. Achei melhor sair dali antes de comprar algo que eu não devia!


Nesse sábado a noite foi ao som de Clash, Stiff Little Fingers e, de vez em quando, Taylor Swift. Também ri muito com The Baseballs cantando "Ai se eu te pego". Semana que vem vou a Náhlov, mas preciso ir conhecer o 007. Vamos ver...

Um comentário: